IBGE procura poderes Executivo e Legislativo para debater Censo 2020 em Juazeiro (Foto: Reprodução)
Servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de Juazeiro do Norte, estiveram reunidos, nessa quinta-feira (30), no Gabinete do prefeito Arnon Bezerra (PTB) para discutir as atribuições institucionais das entidades que devem colaborar com a realização do Censo Demográfico 2020.
O coordenador regional do IBGE, Cícero Pereira, conversou com o Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte, José Nildo Rodrigues, que representava o prefeito, com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação do Município, Michel Araújo, com os vereadores Demontier Agra (PPL) e David Araújo (Patriota).
O objetivo do encontro é delimitar a responsabilidade de cada órgão para otimizar os serviços. Foram discutidos durante a reunião detalhes como a viabilidade de apoio logístico, bem como a cessão de mais postos para a realização dos trabalhos censitários e a divulgação das opções de participação digital da população no processo.
Também foi abordada a necessidade de alteração na Lei Municipal de número 3.535 para se fazer reconhecer a criação de 5 novos bairros do município, já que dos 41 bairros de Juazeiro do Norte, apenas 36 constam nos registros do IBGE.
“Os bairros existem e são reconhecidos pela Câmara Municipal, mas precisa-se alterar a lei 3.535 para agregar os novos bairros”, explica Cícero Pereira.
Prefeitura, vereadores e IBGE debatem Censo 2020 de Juazeiro do Norte (Foto: Reprodução)
Os novos bairros Padre Monsenhor Murilo de Sá Barreto, Maria Angeli de Sá Barreto, Romeiro Aureliano Pereira, Cajuína São Geraldo e Benoni Gondim Pereira ainda não foram reconhecidos oficialmente como bairros pelo instituto.
De acordo com Cícero Pereira, uma das mudanças do Censo 2020 será a contagem da população em situação de rua, que passará a estar inclusa no levantamento.
“Tão logo a Câmara Municipal retorne os trabalhos, o vereador Demontier Agra disse que vai em convidar para usar a Tribuna de Honra da Casa para explanar sobre o Censo 2020 e sobre a Lei 3.535”, afirma Cícero.
A equipe técnica regional do IBGE voltará a se reunir com a administração municipal periodicamente para ajustar as ações e encaminhá-las ao Legislativo.
Por João Boaventura Neto
Miséria.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário