PEC sobre prorrogação de mandato até 2022 pautou a Marcha dos Vereadores 2019 | Araripe News

PEC sobre prorrogação de mandato até 2022 pautou a Marcha dos Vereadores 2019


PEC sobre prorrogação de mandato até 2022 pautou a Marcha dos Vereadores 2019 (Foto: Imagem cedida ao site Miséria)


Os vereadores Adauto Araújo (PSC), Valmir Domingos (PPS), José Leroso (PSD), e Vicente Dé (PPL) e Beto Primo (PPS) participaram da Marcha dos Vereadores 2019, que aconteceu de 23 a 26 de abril em Brasília, realizada pela UVB e Plenária Assessoria. Mais de 3 mil parlamentares participaram do evento.

A principal pauta discutida entre os parlamentares sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 49/2019 visando a prorrogação dos mandatos de vereadores e prefeitos por mais 2 anos. Os vereadores pediram apoio aos deputados. A finalidade é unificar, a partir de 2022 as eleições.

Para o vereador Adauto Araújo, secretário Geral da União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC) e presidente da UVC seccional Cariri, a Marcha foi bastante proveitosa com palestras sobre a PEC 49 e a Reforma da Previdência. De acordo do Adauto, alguns deputados não querem passar a PEC.

“O que deu para sentir é que alguns deputados querem prorrogar o mandato deles. Deixar passar 2022 para na outra legislatura unificar as eleições, mas tem muito deputado também que defende a unificação já em 2022”, explicou.

A Marcha é reconhecida como um momento de lutas onde vereadores, prefeitos, vice-prefeitos, servidores, além de especialistas em gestão pública, personalidades políticas e administrativas, se reúnem para pensar o Brasil numa visão municipalista, que valorize a base da democracia, e os Legislativos Municipais Brasileiros.

O objetivo principal é fortalecer os municípios, para que sejam reconhecidos, como entes federados autônomos, e que tenham suficientes recursos para atender o povo. A Marcha defende que a força do municipalismo passa obrigatoriamente pelas Câmaras Municipais, onde Vereadores são à base da democracia, o representante mais próximo do cidadão.




Por Demontier Tenório
Miséria.com.br

Nenhum comentário: