Já é tradição tentar cassar prefeitos no Cariri? Relembre casos recentes | Araripe News

Já é tradição tentar cassar prefeitos no Cariri? Relembre casos recentes

Afonso, Dariomar, Danielli e Diego (Foto: Reprodução/Site Miséria)

Vereadores de Missão Velha decidem nesta segunda (14) sobre a cassação do prefeito Diego Feitosa (MDB), apontado por ter cometido "pedaladas" fiscais ao suplementar créditos de R$ 55 milhões. Na história recente da política no Cariri, tornou-se comum a Câmara ou Justiça Eleitoral encabeçarem processos do tipo, retirando de cena prefeitos eleitos e virando o jogo nos municípios.

Já enfrentaram tratativas como estas as cidades de Missão Velha, Altaneira, Santana do Cariri e Nova Olinda, essas últimas com prefeitos que perderam o cargo. Em Santana, uma nova eleição foi convocada, sendo eleita a chapa de oposição. Já em Nova Olinda assumiu o vice-prefeito do município.

Afonso Sampaio (PSD) enfrentou um longo processo de cassação em Nova Olinda. Na Câmara os vereadores aceitaram a denúncia que apontava superfaturamento no abastecimento dos carros da prefeitura em um posto de combustível. As sessões foram marcadas por ânimos acirrados. Ele foi afastado permanentemente por 9 votos a 2 no dia 29 de maio deste ano.

Ainda em abril de 2018 a ex-prefeita Danielli Machado (PDT) foi derrotada no Tribunal de Justiça Eleitoral por 6 votos a 0 e perdeu o mandato. Ela havia perdido em 1ª instância após denúncia apresentada na Justiça Eleitoral comprovando transgressões e abuso de poder político.

Em Altaneira, o prefeito Dariomar Rodrigues (PT) também viu a gestão ameaçada após uma denúncia aceita pela Câmara. A votação,no entanto, não atingiu número suficiente de votos e o mandato foi mantido.


Por Felipe Azevedo
Miséria.com.br

Nenhum comentário: