Projeto “Além do Papelão” mapeia e mostra histórias de pessoas em situação de rua | Araripe News

Projeto “Além do Papelão” mapeia e mostra histórias de pessoas em situação de rua


O projeto conta com dados, análises e históriasr (Foto: Reprodução/ Tribuna do Ceará)


O projeto colaborativo “Além do Papelão” foi desenvolvido por cinco estudantes de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC), para a disciplina de Jornalismo na Internet, com intuito de mostrar de forma mais humana histórias que envolvem pessoas em situação de rua.

Caleb Rodrigues, Carolina Rocha, João Duarte, Pedro Silva e Wanderson Trindade tiveram como pontapé inicial contrapor dados disponíveis sobre situações de rua em Fortaleza. “O censo que tinha indicava que 1.700 pessoas viviam em situações de rua em Fortaleza, mas era claro que a realidade não era essa”.

O site conta com diversos dados, índices e histórias, principalmente da Praça do Ferreira, no Centro. “Muitas coisas estavam acontecendo por lá, e a solução que as pessoas estavam encontrando era somente despeja-los”, comenta Caleb.

Mostrando que Fortaleza é a quinta maior cidade com números de pessoas em situação de rua e que os maiores preconceitos sofridos por elas acontecem em transporte coletivos e no serviço de saúde, o site conta com diversos dados e índices.

“Mãe Ferreira” como é chamada a praça que abriga, em meio a lençóis, colchão e papelões, diversas histórias como a de Tácito de Oliveira, morador da Praça do Ferreira há oito anos, a do casal Maya e Fernando, a de Amora e a de Marcílio, o irmãozinho. Para conferir todo o projeto, basta acessar o site do projeto AQUI

Tribuna do Ceará

Nenhum comentário: