Doença Diarreica Aguda (DDA) em Juazeiro aumenta até 26% no primeiro mês de 2019 | Araripe News

Doença Diarreica Aguda (DDA) em Juazeiro aumenta até 26% no primeiro mês de 2019


Doença Diarreica Aguda (DDA) em Juazeiro aumenta até 26% em 2019 (Foto: Reprodução/Carla Cleto)


O número de casos da Doença Diarreica Aguda (DDA) cresceu 26% em Juazeiro do Norte se comparado ao mesmo período do ano passado. De acordo com especialistas, o período chuvoso aumenta os riscos de doenças transmitidas por bactérias, vírus e parasitas.

Nas três primeiras semanas de janeiro, foram registrados 674 casos de Doenças Diarreicas Agudas (DDA), conhecida erradamente como "virose da mosca". O número cresceu, principalmente, na terceira semana, quando 256 casos foram notificados.

Porém, a coordenadora de Vigilância Epidemiológica do Município, Evanusia de Lima, acredita que ainda não se trata de um surto pelo número alto de habitantes, que chega a, aproximadamente, 270 mil.

Contudo, a secretaria Municipal de Saúde intensifica as orientações quanto às doenças. De acordo com a coordenadora especial de Vigilância em Saúde, Arlene Sampaio, já é rotina o monitoramento da água para consumo humano como uma das alternativas de prevenção.

Os agentes de saúde visitam os bairros reforçando os cuidados com os hábitos de higiene, principalmente na lavagem de mãos, preparo dos alimentos e no uso de água filtrada ou fervida, além do cuidado com o lixo. 


Doença Diarreica Aguda (DDA) em Juazeiro aumenta até 26% em 2019 (Foto: Reprodução/Hélio Filho)

A preocupação deve continuar até os meses de março ou abril, por conta da quadra chuvosa no Estado. No Cariri, ao contrário das outras regiões do Ceará, as chuvas se intensificam mais cedo, de janeiro a abril, enquanto nas demais localidades, o "inverno" se estende até maio.

Alerta

Embora seja conhecida como "doença da mosca" ou "virose da mosca", o inseto, no entanto, não é o único transmissor dessa virose, notificada como Doença Diarreica Aguda (DDA). A doença pode ser transmitida por vírus, bactérias ou parasitas.

Tanto a mosca como o rato, a barata, formiga e até mesmo o ser humano podem transmitir esses micro-organismos. Por isso, a higienização correta das mãos e dos alimentos é fundamental para prevenir a DDA.

Cuidados

Conforme os médicos, o tempo de cura gira entre dois a 14 dias. Para se prevenir, medidas simples podem ajudar, como lavar sempre as mãos, legumes, frutas e verduras e beber bastante água.




Por João Boaventura Neto
Miséria.com.br

Nenhum comentário: