Camilo se reuniu com demais governadores do nordeste nesta sexta, em Recife (Foto: Ascom )
Reunido com o presidente Bolsonaro e demais governadores do nordeste nesta sexta (24) em Recife, Camilo Santana defendeu investimentos em infraestrutura no Ceará como as obras ainda sem conclusão da Transnordestina e Transposição do Rio São Francisco.
As duas obras juntas estão orçadas em cerca de R$ 20 bilhões. Só a Transnordestina passa por 28 municípios do Ceará, 35 em Pernambuco e 18 no Piauí. A obra começou em 2006 e deveria ser entregue em janeiro de 2017. Dos 1.753 quilômetros de trilho previstos, apenas 600 foram colocados.
Durante o encontro, houve a apresentação do Plano de Desenvolvimento do Nordeste, que foi aprovado pelos governadores. Serão destinados 30% dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para financiar obras de infraestrutura nos estados.
“O plano será importante para atrair investimentos, impulsionar a economia e gerar mais empregos no Nordeste. Há um interesse muito grande de investidores internacionais no Brasil e principalmente na Região. Falo da Transnordestina, que é uma obra fundamental para o Nordeste e hoje ligaria Piauí, Pernambuco e Ceará. Passamos quatro anos lutando para que a ferrovia pudesse ser concluída”, disse Camilo Santana.
PRDNE
O Governo Federal lançou o Plano de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), com seis eixos estratégicos: Inovação; Desenvolvimento de Capacidades Humanas; Dinamização e Diversificação Produtiva; Segurança Hídrica e Conservação Ambiental; Desenvolvimento Social; e Desenvolvimento Institucional. O projeto foi apresentado durante a reunião do Conselho Deliberativo da Sudene. Foram liberados pela União cerca de R$ 4 bilhões para melhorar a infraestrutura da região.
Estão no plano a conclusão de obras hídricas, como a Transposição das Águas do Rio São Francisco, a redução do analfabetismo, o investimento em educação técnica, a atração de empresas de tecnologia e a ampliação da rede de telecomunicações da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) figuram entre as principais metas do PRDNE.
Por Felipe Azevedo
Miséria.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário