Mano Walter: atração muito aguardada pelos caririenses. (Foto: Divulgação)
E foi dada a largada! Começou ontem, 1º, com a vigésima edição da Noite das Solteironas, a tradicional Festa de Santo Antônio, em Barbalha. Acontece durante toda a manhã e tarde deste domingo, 2, o carregamento e hasteamento do Pau da Bandeira, momento aguardado e visitado por 250 mil pessoas.
Após o Pau, a festa continua no Parque da Cidade e no Largo do Rosário, com shows gratuitos e apresentações culturais diversas.
Quem comanda o palco principal da noite do Pau da Bandeira é o forrozeiro Jonas Esticado, que também se apresentou ano passado na Festa do Santo Casamenteiro.
Atração muito aguardada também é do vaqueiro Mano Walter, que emplaca um sucesso atrás do outro neste segmento musical. Lagosta Bronzeada e banda Elite Forrozeira também se apresentam no Parque da Cidade.
No Palco Marco Zero, a vez será de Waldonys, Gean Farra e Ítalo Queiroz. No Palco do Rosário, Flávio Leandro, acompanhado de Chambinho do Acordeon - que interpretou Luiz Gonzaga nos cinemas - e Forró Tapera.
PAU DA BANDEIRA
A Festa Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha foi reconhecida como Patrimônio Cultural Cearense e Patrimônio Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Anexada na categoria de "Celebrações", a Festa do Pau da Bandeira é uma tradição religiosa antiga, datada de 1928, mas com provável origem anterior.
Na festa, o mastro da bandeira é escolhida a partir de um tronco forte de árvore também tradicional. Em 2019, a árvore escolhida foi o Angico de 2,5 toneladas. Homens se voluntariam para carregarem o pau da bandeira do "Berço do Pau" até a Igreja Matriz de Santo Antônio, no centro da cidade.
Em meio a programação religiosa e festiva, toda a cidade para para acompanhar. Aproximados 500 mil turistas visitam Barbalha durante as festas de Santo Antônio.
SANTO ANTÔNIO
A Festa de Santo Antônio está acontece de 1º a 13 de junho, com expectativa de receber 500 mil pessoas na cidade durante todo o período.
De tradição secular, as celebrações ao padroeiro da cidade seguem com programação religiosa, cultural e atrações musicais pelas ruas da cidade. Mais de 300 grupos folclóricos se apresentam ao longo dos dias.
No dia 5 de junho, Saia Rodada, Forró Skematizado e Thúllio Milionário se apresentam no Parque da Cidade. Seria nesta noite que Gabriel Diniz, morto em acidente aéreo na última segunda-feira, também subiria aos palcos barbalhenses.
Xand Avião, Avine Vinny, Thales Lessa e Paulo Breno se apresentam na quinta-feira, dia 6.
Já no sábado, 8, Toca do Vale, Arreio de Ouro, Ciel Rodrigues, Mano Saraiva encerram a festa.
Por Alana Soares/ Agência Miséria
Miséria.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário